Parâmetro | VMP | Frequência |
---|---|---|
Cor (uH) | 15 | Mensal |
pH | 6,0 a 9,5 | Dispensada |
Turbidez | 5,0 | Mensal |
Cloro Residual Livre (mg/L) | 5,0 | Semanal |
Coliformes Totais | Ausente | Semanal |
Coliformes Termotolerantes | Ausente | (1) |
Trihalomenatos (mg/L) | 0,1 | Trimestral |
Demais parâmetros | (2) | Semestral |
(1) Não existe frequência pré-estabelecida. A análise será realizada sempre que houver presença de bactérias do grupo coliformes totais.
(2) O valor máximo permitido se refere a cada parâmetro analisado, neste caso se encontra no quadro de parâmetros semestrais no setor de atendimento ao público conforme informado no item "Atendimento ao Consumidor".
ETA Guapimirim 2023 | ||||||
Meses | Parâmetros (Valores médios mensais detectados) | |||||
Cor(uh) | pH | NTU | mg/L | Coliformes | ||
Total | Termotolerantes | |||||
Janeiro | 2,5 | 7,3 | 1,00 | 2,3 | Ausente | Ausente |
Fevereiro | 2,5 | 7,4 | 1,10 | 2,0 | Ausente | Ausente |
Março | 2,5 | 7,3 | 0,80 | 1,8 | Ausente | Ausente |
Abril | 2,5 | 7,3 | 1,04 | 1,7 | Ausente | Ausente |
Maio | 2,5 | 7,3 | 0,88 | 1,9 | Ausente | Ausente |
Junho | 2,5 | 7,3 | 0,66 | 1,7 | Ausente | Ausente |
Julho | 2,5 | 7,2 | 0,59 | 1,7 | Ausente | Ausente |
Agosto | 2,5 | 7,3 | 0,60 | 1,7 | Ausente | Ausente |
Setembro | 2,5 | 7,2 | 0,81 | 1,8 | Ausente | Ausente |
Outubro | 2,5 | 7,2 | 0,66 | 1,6 | Ausente | Ausente |
Novembro | 2,5 | 7,2 | 0,72 | 1,6 | Ausente | Ausente |
Dezembro | 2,5 | 7,3 | 0,98 | 2,0 | Ausente | Ausente |
Números de amostras por parâmetro | ||||||
Exigidas/Ano | 120 | 0 | 612 | 612 | 612 | 0 |
Realizadas/Ano | 650 | 650 | 650 | 650 | 650 | 0 |
2017 | Concentração de Trihalometanos |
1º Trimestre | 0,0432 mg/L |
2º Trimestre | 0,0188 mg/L |
3º Trimestre | 0,0255 mg/L |
4º Trimestre | 0,0353 mg/L |
Observações: Cerca de 90 parâmetros são analisados semestralmente na rede de distribuição (parâmetros semestrais), devido a este grande número de dados a Fontes a Serra os disponibiliza em lugar visível e de fácil aos consumidores em seu setor de atendimento presencial ao público.
Estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade de água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano, na forma do anexo "Regulamento técnico sobre mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano"
Cap III - Das informações ao consumidor Art. 5º II e Artigo 6º, inciso III da Lei nº 8.078/1990. "São direitos básicos do consumidor: ... a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composições, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentam". Artigo 31 da Lei 8.078/1990. "A oferta e apresentação de produtos e serviços devem assegurar informação corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam a saúde dos consumidores". A Fontes da Serra cumpre integralmente o que estabelece a Portaria da Consolidação nº 5 do Ministério da saúde, em seu anexo XX, Capítulo III, seção IV, Artigo 13º m inciso X, ou seja: "Proporcionar mecanismos para recebimentos de reclamações e manter registros atualizados sobre a qualidade da água distribuidora, sistematizando-os de forma compreensível aos consumidores e disponibilizando-os para pronto acesso, e consulta pública , em atendimento às legislações específicas de defesa ao consumir". Mensalmente os consumidores recebem os dados de controle de qualidade, de sua localidade, em suas contas de água. No caso de condomínios e associações o síndico deverá repassar estas informações a cada condômino ou associado.
A Fontes da Serra, inscrita n CNPJ sob o nº 03.836.562/0001-68 com sede na Avenida Dedo de Deus, nº 719, Centro, Guapimirim, RJ, te como responsável legal o Sr. Cesar Padovesi. A empresa é responsável pela captação, tratamento, controle da qualidade e distribuição de água para a população urbana do município de Guapimirim
A Fontes da Serra conta com um setor de atendimento ao público com funcionários capacitados a orientar o consumidor e esclarecer quaisquer dúvidas através dos seguintes meios:
1 - Atendimento presencial das 08:00 as 17:00 em sua sede na Av. Dedo de Deus nº 719 - Centro, Guapimirim - RJ.
2 - Mensagens via WhatsApp em horário comercial pelos números (21) 9 6784-5234 e (21) 9 9379-0803.
3 - Mensagens via Email em horário comercial pelo endereço faleconosco@fontesdaserra.com.br
Alem destes meios Fontes da Serra disponibiliza um telefone de emergência através do número (21) 9 9933-9805 para atendimentos fora do horário comercial, incluindo finais de semana e feriados.
No setor de atendimento presencial ao consumidor estão disponibilizados todos os dados e informações complementares sobre a qualidade da água.
A estação de tratamento de Guapimirim utiliza apenas água do rio soberbo em seu processo de tratamento. Este rio se localiza na bacia do rio soberbo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Devido a sua proteção, este rio apresenta excelentes condições de preservação. Os principais parâmetros de qualidade da água bruta são monitoradores a cada duas horas e uma análise completa é realizada a cada seis meses como preconiza a Portaria nº 888 de 4 de maio de 2021 do Ministério da Saúde em seu Capítulo VI, Artigo 42.
A qualidade das águas dos mananciais é regulamentada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente através da resolução CONAMA nº 357/2005 alterada pela Resolução CONAMA 397/2008
Em seu processo de tratamento a ETA Guapimirim capta água do rio soberbo e a transporta por gravidade até sua unidade de tratamento onde é filtrada e clorada com hipoclorito de sódio. Um reservatório localizado na ETA é utilizado como tanque de contato para ação de cloro com os microrganismos. O processo de tratamento é monitorado 24 horas por dia, sete dias por semana em laboratório instalado na própria ETA.
Mensalmente amostras do manancial, da saída do tratamento e da rede de abastecimento (distribuição) são coletadas e enviadas para o Laboratório da Bioagri Ambiental, Laboratório Acreditando pelo INMETRO para Norma ABNT ISO/IEC 17025:2017. Nos laboratórios da Bioagri Ambiental são realizados testes de parâmetros orgânicos e identificação de cianobactérias. O número de contagem e identificação de cianobactérias. O número de amostras coletadas atende ao estabelecimento a Portaria nº 888 de 4 de maio de 2021 do Ministério de Saúde. Quando verificada qualquer não conformidade na rede, a área operacional é informada e ações corretivas são adotadas, como descargas rede e desinfecções. Após adotados os procedimentos, novas amostras são coletadas para verificar se as ações foram eficazes. A água tratada é distribuída apenas para a população urbana do município de Guapimirim.
Cor: Substâncias dissolvidas na água podem promover cor.
Ph: Indicam se a água está neutra, ácida ou alcalina.
Turbidez: Partículas em suspensão deixam a água com aparência turva.
Quantidade remanescente da aplicação de hipoclorito de sódio, responsável pela eliminação de microrganismos.
Grupo de bactérias resistentes à ação do cloro, se eliminadas durante o processo de cloração pode indicar que os demais organismos estão ausentes.
Subgrupo das bactérias do grupo coliformes, tendo como principal representante a Escherichia coli, de origem exclusivamente fecal. Trihalometanos: Pode ser formado durante a cloração da água quando há presença de compostos orgânicos como os ácidos húmicos.